Mesmo depois de tantos anos após a sua morte, Tolkien continua surpreendendo os seus fãs e leitores em geral. Publicações póstumas sobre o seu universo mitológico da Terra Média continuam sendo editadas e lançadas anualmente.

Nos últimos dois anos tivemos a publicação de obras como A História de Kullervo, Beowulf e Ferreiro de Bosque Grande todos lançados pela WMF Martins Fontes aqui no Brasil; e 2017 aparentemente também será um grande ano de lançamentos no exterior e datas importantes ligadas ao Professor.

Beren e Lúthien

De começo já teremos o lançamento de Beren e Lúthien, que indubitavelmente será a obra mais relevante de Tolkien em 2017.

Se você já leu o Silmarillion (leia aqui) então já deve ter noção de que o legendarium de Tolkien não se resume somente a Saga do Anel. Silmarillion concatena principalmente vários acontecimentos referentes a Primeira Era da Terra Média que transformaram a concepção do leitor sobre toda a saga.

Beren e Lúthien é uma das melhores e mais belas histórias de Tolkien e ainda não temos maiores informações sobre como a edição dessa obra (feita por Christopher Tolkien) irá desenvolver e incrementar tudo o que já foi lido no Silmarillion.

O que podemos esperar sem receios é mais uma adição importantíssima a mitologia da Terra Média.

Outras Publicações no Exterior (ou O Que Pode Vir Para o Lado de Cá)

Além de Beren e Lúthien, outros três livros importantes serão lançados no exterior em 2017. Eles serão mais ligados a vida pessoal de Tolkien e seus ensaios sobre a arte de produzir literatura fantástica.

O primeiro é The J.R.R Tolkien Companion and Guide Second Edition que nada mais é do que um guia para quem decidir se embrenhar pela extensa biografia e acontecimentos importantes da vida do Professor.

Esta é uma segunda edição e está com lançamento previsto para o dia 7 de setembro (no exterior) e possivelmente ainda terá uma terceira edição que trará a evolução que ocorreu na vida de Tolkien em seus últimos 10 anos de estudos acadêmicos.

Outra publicação bem interessante será A Middle-earth Traveller de John Howe.

John é um grande ilustrador responsável por várias artes conceituais e ilustrações de O Senhor dos Anéis.

Ele trabalhou junto com Alan Lee no concept das duas trilogia cinematográficas da obra de Tolkien (O Senhor dos Anéis e O Hobbit).

Vários desenhos ilustram capas de edições do exterior e também nacionais – a capa da edição brasileira de Os Contos Inacabados e da edição de 2011 do Silmarillion foram criações dele.

A obra deve ser lançada em 5 de outubro (também no exterior) e ainda não há informações mais detalhadas sobre o livro. O que podemos supor é que será algo na linha de livros de ilustração como o The Lord of The Rings Sketchbook, do Alan Lee.

 

Não deixe de conferir o site do John Howe! É formidável! Link aqui.

E por último, temos “There Would Always Be a Fairy-Tale”: Essays on Tolkien’s Middle-earth por Verlyn Flieger.

Essa obra é uma coletânea de vários ensaios escritos ao longo de vinte anos. Não se sabe ainda o que é abordado nesses ensaios.

Verlyn é um dos maiores estudiosos da obra de Tolkien e editou duas obras já mencionadas neste texto: A História de Kullervo e Ferreiro de Bosque Grande.

Nossa esperança é que todas essas publicações também aportem por aqui no Brasil em breve.

Um Ano de Celebrações

Teremos muitos “aniversários tolkienianos” em 2017. Além do 125º aniversário do mestre da fantasia, vamos ter muito o que celebrar sobre publicações de obras importantes.

Aqui vai uma lista que pode te motivar a tirar alguns desses livros da estante:

– 80º Aniversário de O Hobbit

– 80º Aniversário de Beowulf: The Monsters and the Critics

– 70º Aniversário de On Fairy-Stories

– 40º Aniversário de O Silmarillion

– 10º Aniversário de Os Filhos de Húrin

– 50º Aniversário de Ferreiro de Bosque Grande

– 40º Aniversário de J.R.R Tolkien: A Biography de Humphrey Carpenter

– 25º Aniversário de Sauron Derrotado

– 20º Aniversário de Tales From the Perilous Realm

– 10º Aniversário de The History of The Hobbit

Aqui reuni só alguns títulos que achei mais importantes a menção, mas há outros não lançados no Brasil que também aniversariam esse ano. Para ver a lista completa, clique no link para o artigo original lá no final do texto.

Somado a isso teremos o Dia de Ler Tolkien, comemorado em 25 de março – data onde o Um Anel foi destruído. Finalizando, entre os dias 21 e 24 de setembro, teremos o Oxonmoot.

A lista é grande e a ansiedade também. Para nós brasileiros e admiradores do Professor Tolkien resta somente a espera desses lançamento chegarem por aqui. Até lá temos ainda muito o que ler e se maravilhar com o que vem sendo publicado.

Esse ano será um bom ano para qualquer amante da fantasia.

Esse texto foi escrito com base em um artigo publicado no blog The Tolkien Society e escrito pelo atual presidente do Tolkien Society, Shaun Gunner. Para ler o artigo original (em inglês) clique aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui