Este trata-se do meu primeiro contato com o trabalho dos artistas Ana Recalde e Denis Mello, e desde já, admito que me encontro admirado com sua qualidade e riqueza, nos apresentando personagens muito interessantes e com suas particularidades muito bem exploradas.

Logo de cara, Beladona nos traz uma conturbada história recheada de terror, drama e desilusões, regados a uma narrativa constante e objetiva que não se contém apenas a ambientação desse mundo doentio, dos pesadelos, mas excede seus limites nos transportando para uma viagem através da dura realidade vivida pela personagem.

01-beladona-editora-avec-cafe-espadas

Aqui, Recalde nos apresenta Samantha, uma garota ordinária presa em seu mundo particular, de poucos amigos e incompreendida por todos a sua volta. Não bastasse os seus problemas cotidianos, esta é ainda atormentada pelas mais horríveis e distorcidas criaturas que constantemente lhe arrastam para um mundo sombrio habitado por seres cruéis. Esse confronto entre realidade e sonho acaba por gerar uma espiral de conflitos internos na garota, que passa a receber ajuda psiquiátrica por longos anos.

02-beladona-editora-avec-cafe-espadasEm meio a uma trajetória de perdas e dor, há ainda espaço para a descoberta do romance, na figura do jovem andarilho do reino dos sonhos, Eduardo, pelo qual nossa protagonista se apaixona perdidamente. É neste momento de calmaria antes da tempestade que Samantha é embalada pelo lirismo narrativo, descobrindo sua força interior e passando agora a ter fé em seus próprios atos, escolhas estas, expressamente determinantes do seu futuro. Nosso trajeto por sua vida tem início na sua infância seguindo até a fase adulta, numa modular jornada do herói, somos convidados a sentar confortavelmente nos melhores acentos e desfrutar do espetáculo que é sua vida.

Seus pontos altos estão espalhados por cada canto dos seus diálogos e nos remete a essa atmosfera de tensão e mistério que nos prende cada vez mais as páginas seguintes em busca de um fim para o terror. Tamanho acerto se deve ao casamento entre o roteiro e a exótica arte do desenhista Denis Mello, que nos preenche a vista com a expressividade muito presente dos personagens assim como a estrutura, onde se mantém conservador nos requadros durante a realidade e o total desuso destes ao não apresentar sua visão do caos existente no mundo dos pesadelos.

03-beladona-editora-avec-cafe-espadas

Não bastasse a arte que a compõe, Beladona também nos apresenta uma estrutura que foge aos padrões convencionais. Trazendo-nos páginas completamente coloridas e de ótima qualidade, a edição traz uma seção totalmente voltada para os fãs mais assíduos, onde esta, disponibiliza diversos extras a respeito da produção e desenvolvimento da grafic novel, contendo rascunhos do roteiro, esboços dos principais personagens, processo de arte-finalização e uma entrevista exclusiva com a autora Ana Recalde.

Sem dúvidas, Beladona é uma obra de arte e atende bem àquilo que se propõe a fazer sendo indispensável deixar de tê-la. Saiba mais sobre essa graphic novel no Skoob.

CAFE_ESPADAS_ASSINATURA_POSTAGEM_MIKE_DAVIS

2 comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui