Incrementando o catálogo de publicações do universo expandido de Star Wars (sob o selo Legends) a Panini Comics lançou a primeira HQ de sua série que tem como protagonista um dos vilões mais icônicos da fantasia/sci-fi, Darth Vader.

STAR_WARS_O ESQUADRAO PERDIDO_CAFE_ESPADAS

Darth Vader e o Esquadrão Perdido junta em suas 122 páginas as cinco edições de Star Wars: Darth Vader and The Lost Command, publicada entre janeiro e maio 2011 pela Dark Horse Comics. O trabalho editorial do encadernado possui a qualidade já vista nos outros publicados pela Panini, papel de qualidade, boa diagramação e gramatura, uma ótima tradução feita por Paulo França e Julio Oliveira, o que já rende uma experiência inicial de leitura bem agradável.

Porém a obra roteirizada por Haden Blackman e desenhada por Rick Leonardi não é de tudo perfeita.

4STAR_WARS_O ESQUADRAO PERDIDO_CAFE_ESPADAS

Os eventos desta história ocorrem 19 anos antes da Batalha de Yavin, mais precisamente pouco após a ascensão de Anakin Skywalker como aprendiz do imperador Palpatine. Sendo assim a leitura desta HQ não exige muito aprofundamento no universo expandido – basta saber a história de origem de Vader para poder se localizar na timeline.

Darth Vader recebe do seu mestre e imperador uma missão que irá testar sua lealdade e compromisso para com o Império: ir até a Nebulosa Fantasma resgatar Garoche Tarkin, filho de ninguém menos que Moff Tarkin, o maior rival de Vader dentro da organização militar imperial.

1STAR_WARS_O ESQUADRAO PERDIDO_CAFE_ESPADAS

Ele logo é despachado para a nebulosa junto com o seu esquadrão, a 501ª Legião conhecida também como “O Punho de Vader”. Porém a missão irá trazer grandes problemas para o Sith, pois uma rede de traições e revoltas irá se emaranhar em torno dele e de seu esquadrão, e irão testar até o extremo a sua competência e também o que ainda resta de Anakin por debaixo da armadura.

O enredo desenvolvido por Blackman nos mostra o vilão ainda se acostumando com a sua recente transformação, sendo atormentado não só pelas lembranças de sua amada Padmé, mas também pelas realidades alternativas que poderiam ter sido concretizadas se ele não tivesse se rendido ao lado negro da Força. E isso é o ponto alto desta HQ.

3STAR_WARS_O ESQUADRAO PERDIDO_CAFE_ESPADAS

Essa dualidade de Vader não é explorada de forma piegas ou forçada, muito pelo contrário. Ela é convincente e totalmente bem amarrada às circunstâncias que cercam o protagonista neste momento da saga: a busca pelo reconhecimento de Palpatine, o peso de suas escolhas e a busca pela sua remição para com Padmé. Tudo trabalhado com diálogos bons e ágeis.

Em contraponto a esta qualidade de enredo, temos a arte lamentável de Rick Leonardi, que é o único elemento que não faz esta HQ ser completamente perfeita.

2STAR_WARS_O ESQUADRAO PERDIDO_CAFE_ESPADAS

Traço irregular, personagens com anatomias estranhas, rostos minimalizados ao extremo e sem expressão, carência de detalhes em ambientes e cenários. Tudo isso pode ser visto em praticamente todas as páginas deste encadernado. Tudo parece um esboço, é como se a finalização da arte ainda estivesse por ser feita. Uma pena mesmo.

Mas no geral, vale muito a pena ler – e ter na coleção – Darth Vader e o Esquadrão Perdido. O tratamento dado aos personagens de uma saga, ainda mais se tratando de Star Wars, é algo de extrema importância. No caso desta história, temos um dos melhores personagens da franquia retratado de forma mais humanista e comovente, mas sem deixar de lado a sua malignidade e frieza que o faz ser um dos vilões mais memoráveis.

Saiba mais sobre essa HQ no Skoob.

Compre o seu exemplar: Amazon | Panini Comics

CAFE_ESPADAS_ASSINATURA_POSTAGEM_VICTOR_BRUNO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui