Turma da Mônica: Laços é um dos primeiros lançamentos do selo Graphic MSP, projeto dedicado a releituras em graphic novels com as conhecidas personagens de Maurício de Sousa. A obra é assinada pelos irmãos Vitor e Luciana Cafaggi; Vitor já é um nome reconhecido nacionalmente pelas tirinhas Valente, publicadas semanalmente pelo jornal O Globo, e pela sua primeira criação famosa, o personagem Puny Parker. Lu (como prefere ser chamada) é ilustradora da Leya Educação e autora da HQ independente Mixtape.

CAPA_LAÇOS_TURMA DA MÔNICA_CAFE_ESPADAS

Nas primeiras páginas, somos presenteados com a delicadeza do traço de Lu, que permeia a história através de flashbacks dos primeiros anos da turminha. Laços começa com o pequeno Cebolinha ganhando de presente o Floquinho, que é o centro da aventura desse arco. Quando o cachorro dos Cebola foge de casa, é hora de Magali, Cascão, Mônica e Cebolinha unirem forças para encontrar o mascote numa aventura digna de Os Goonies.

E referências de clássicos dos anos 80 e 90 são o que não falta aqui. De Chaves a The Warriors, das antigas revistas da Disney a Roberto Carlos, nada é por acaso. E essa sensação de reconhecimento e familiaridade acabam fazendo o público mais velho se emocionar com essa volta à infância proporcionada pelos irmãos Cafaggi.

INTERNA-1_LAÇOS_TURMA DA MÔNICA_CAFE_ESPADAS

Nada de Cascão tomando banho, ou Magali cuidando da alimentação, como na insossa versão em mangá lançada por Maurício de Sousa há alguns anos – o que vemos aqui são as personagens do jeito como as conhecemos, mas de um jeito ainda mais aprofundado. Sem as limitações de espaço das revistas tradicionais, há tempo para explorar melhor os relacionamentos entre eles. A passagem em que Mônica consola Cebolinha, um dia depois de uma sessão de coelhadas, serve para pontuar essa relação de verdadeira amizade.

INTERNA-2_LAÇOS_TURMA DA MÔNICA_CAFE_ESPADAS

Ao final da edição, lançada pela Panini em capa cartonada e em capa dura, temos entre os extras estudos de personagens e curiosidades interessantes sobre a produção da graphic novel. Laços já tem anunciada para 2015 uma continuação que certamente será bem-vinda. Apesar de ser um arco fechado, é impossível não querer mais do nosso quarteto favorito entregue por mãos tão talentosas.

Saiba mais sobre essa HQ no Skoob.

CAFE_ESPADAS_ASSINATURA_POSTAGEM_GUILHERME_JALES
COMPARTILHAR
AnteriorAsterios Polyp
PróximoStar Wars – Kenobi

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui